quinta-feira, 31 de março de 2011

Dom Casmurro

CAPÍTULO XXXII / OLHOS DE RESSACA
Tudo era matéria às curiosidades de Capitu. Caso houve, porém, no qual não sei se aprendeu ou ensinou, ou se fez ambas as cousas, como eu. É o que contarei no outro Capítulo. Neste direi somente que, passados alguns dias do ajuste com o agregado, fui ver a minha amiga; eram dez horas da manhã. D. Fortunata, que estava no quintal nem esperou que eu lhe perguntasse pela filha.
- Está na sala penteando o cabelo, disse-me; vá devagarzinho para lhe pregar um susto.
Fui devagar, mas ou o pé ou o espelho traiu-me. Este pode ser que não fosse; era um espelhinho de pataca (perdoai a barateza), comprado a um mascate italiano, moldura tosca, argolinha de latão, pendente da parede, entre as duas janelas. Se não foi ele, foi o pé. Um ou outro, a verdade é que, apenas entrei na sala, pente, cabelos, toda ela voou pelos ares, e só lhe ouvi esta pergunta:
- Há alguma cousa?
- Não há nada, respondi; vim ver você antes que o Padre Cabral chegue para a lição. Como passou a noite?
- Eu bem. José Dias ainda não falou?
- Parece que não.
- Mas então quando fala?
- Disse-me que hoje ou amanhã pretende tocar no assunto; não vai logo de pancada, falará assim por alto e por longe, um toque. Depois, entrará em matéria. Quer primeiro ver se mamãe tem a resolução feita...
- Que tem, tem, interrompeu Capitu. E se não fosse preciso alguém para vencer já, e de todo, não se lhe falaria. Eu já nem sei se José Dias poderá influir tanto; acho que fará tudo, se sentir que você realmente não quer ser padre, mas poderá alcançar?... Ele é atendido; se, porém... É um inferno isto! Você teime com ele, Bentinho.
- Teimo- hoje mesmo ele há de falar.
- Você jura?
- Juro. Deixe ver os olhos, Capitu.
Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixouse fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira, eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra idéia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...
Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha
crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragarme.
Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. Há de dobrar o gozo aos bemaventurados do céu conhecer a soma dos tormentos que já terão padecido no inferno os seus inimigos; assim também a quantidade das delícias que terão gozado no céu os seus desafetos aumentará as dores aos condenados do inferno. Este outro suplício escapou ao divino Dane; mas eu não estou aqui para emendar poetas. Estou para contar que, ao cabo de um tempo não marcado, agarrei-me definitivamente aos cabelos de Capitou, mas então com as mãos, e disse-lhe,- para dizer alguma cousa,- que era capaz de os pentear, se quisesse.
- Você?
- Eu mesmo.
- Vai embaraçar-me o cabelo todo, isso sim.
- Se embaraçar, você desembaraça depois.
- Vamos ver.
 CAPÍTULO XIXI / O PENTEADO
E Capitu deu-me as costas, voltando-se para o espelhando. Peguei-lhe dos cabelos, colhi-os todos e entrei a alisá-los com o pente, desde a testa até as últimas pontas, que lhe desciam à cintura. Em pé não dava jeito: não esquecestes que ela era um nadinha mais alta que eu, mas ainda que fosse da mesma altura. Pedi-lhe que se sentasse.
- Senta aqui, é melhor.
Sentou-se. "Vamos ver o grande cabeleireiro", disse-me rindo. Continuei a alisar os cabelos, com muito cuidado, e dividi-os em duas porções iguais, para compor as duas tranças. Não as fiz logo, nem assim depressa, como podem supor os cabeleireiros de ofício, mas devagar, devagarinho, saboreando pelo tacto aqueles fios grossos, que eram parte dela. O trabalho era atrapalhado, às vezes por desazo, outras de propósito para desfazer o feito e refazê-lo. Os dedos roçavam na nuca da pequena ou nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite. Mas, enfim, os cabelos iam acabando, por mais que eu os quisesse intermináveis. Não pedi ao céu que eles fossem tão longos como os da Aurora, porque não conhecia ainda esta divindade que os velhos poetas me apresentaram depois; mas, desejei penteá-los por todos os séculos dos séculos, tecer duas tranças que pudessem envolver o infinito por um número inominável de vezes. Se isto vos parecer enfático, desgraçado leitor, é que nunca penteastes uma pequena, nunca pusestes as mãos adolescentes na jovem cabeça de uma ninfa...
Uma ninfa! Todo eu estou mitológico. Ainda há pouco, falando dos seus olhos de ressaca, cheguei a escrever Tétis; risquei Tétis, risquemos ninfa, digamos somente uma criatura amada, palavra que envolve todas as potências cristãs e pagãs. Enfim acabei as duas tranças. Onde estava a fita para atar-lhes as pontas Em cima da mesa, um triste pedaço de fita enxovalhada. Juntei as pontas das tranças, uni-as por um laço,
retoquei a obra, alargando aqui, achatando ali, até que exclamei:
- Pronto!
- Estará bom?
- Veja no espelho.
Em vez de ir ao espelho, que pensais que fez Capitu? Não vos esqueçais que estava sentada, de costas para mim. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos e ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela rosto a rosto, mas trocados, os olhos de uma na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer-lhe que estava feia; mas nem esta razão a moveu.
- Levanta, Capitu!
Não quis, não levantou a cabeça, e ficamos assim a olhar um para o outro, até que ela abrochou os lábios, eu desci os meus, e... Grande foi a sensação do beijo; Capitu ergueu-se, rápida, eu recuei até à parede com uma espécie de vertigem, sem fala, os olhos escuros. Quando eles me clarearam vi que Capitu tinha os seus no chão. Não me atrevi a dizer nada; ainda que quisesse, faltava-me língua. Preso. atordoado, não achava gesto nem ímpeto que me descolasse da parede e me atirasse a ela com mil palavras cálidas e mimosas... Não mofes dos meus quinze anos, leitor precoce. Com dezessete, Des Grieux (e mais era Des Grieux) não pensava ainda na diferença dos sexos.

21 comentários:

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  2. Esses dois capítulos são fantásticos! A forma como Bentinho se rende aos encantos de Capitu é mais fantástica ainda, "Olhos de cigana oblíqua e dissimulada", "Olhos de ressaca". Parece que a princípio ele tenta resistir, mas aqueles olhos, os olhos de Capitu, fisgam os dele e ele então, acaba não resistindo e os dois se beijam.

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  3. Foi pelos olhos profundos e inexplicáveis, diferentes conforme as circunstâncias, que Capitu, mulher de personalidade forte e envolvente, se consagrou, deixando na literatura brasileira uma marca inconfundível: "olhos de cigana oblíqua e dissimulada" ou "olhos de ressaca", segundo o parecer do marido ciumento, o sr. Bento Santiago, vulgo "Dom Casmurro".

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  4. "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim... Quando começamos a estudar Machado de Assim e a ler pequenas passagens do livro Dom Casmurro logo no inicio me encantei por Capitu , uma mulher , aos olhos de Bentinho que era seu refém apaixonado . No decorrer do livro nos encantamos mais e nos envolvemos na historia de uma tal maneira qe passamos a fazer parte dela , é isso que Machado queria . Prentendo continuar lendo o livro e me apaixonar mais e mais . Eloa Fontana 2°A

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  5. Esses dois capítulos são os melhores, mostram o momento mais interessante e bonito da história, momento que envolve o leitor, pois mostra a inocência de Bentinho e a sua redenção aos 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada', que acontece no momento em que eles se beijam.

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  7. Esses dois capítulos mostram o poder de sedução de Capitú, sobre Bentinho, mostra como ela envolve o menino e como ocorre esse primeiro contato amoroso dos dois. Machado de Assis, conseguiu nesses dois, sintetetizar e caracterizar Capitú. Ardilosa, perigosa, "olhos de ressaca", "olhos de cigana, oblíqua e discimulada", que nas desconfianças de Bentinho no desenrolar da história, podem ao gosto do leitor ser ou não aceitas, ou melhor, o leitor vai julgar ao fim da historia a culpa de Capitú, aqui caracterizada. - João Victor Paiva 2º ano A

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  8. Esses dois capítulos do livro mostram a passagem da ingenuidade de Bentinho a algo mais ao se deparar com os ''olhos de ressaca'' e de ''cigana oblíqua e dissimulada'' de Capitu, algo que ele só reparara naquele instante e dali em diante mudou seu mundo, mudou tudo em relação a sua amiga de infância que acaba se tornando seu grande amor.Capitu como todos as personagens femininas de Machado de Assis é uma mulher com personalidade forte, marcante e Bentinho sente inveja da amada pois é um homem muito inseguro. Alice Kopke Unsonst 2ºano A

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  9. Esses dois capítulos da Obra de Machado de Assis, são importantes pois além de mostrar a personalidade forte e a perseverança de Capitu para conseguir atingir seu principal objetivo, que era conquistar Bentinho, apresenta ainda a transformação da imagem que Bentinho tinha sobre ela, antes a vendo como amiga e, após os acontecimentos percebendo-se apaixonado pela jovem. Dayra Pinheiro 2º A

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  10. Os capítulos além de belíssimos são muito interessantes, mostram o momento em que Bentinho se rendeu aos encantos de Capitu e passou a olhá-la não só como uma amiga, mas támbém como o grande amor de sua vida! Rhayssa Oliveira 2° ano "A"

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  11. Esses capítulos da Obra de Machado de Assis exemplificam a personalidade forte da personagem. No primeiro capítulo podemos dizer que tudo depende de quem vê,José Dias via Capitu como uma cigana,de olhos dissimulados,mentirosos.Bentinho,inocente e apaixonado,enxergava através dos olhos de Capitu um mistério e estes olhos predadores e sensuais o envolvia.Capitu deixou de ser sua amiga de infância e passou a ser o seu grande amor! Tamires de Souza 2ºB.

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  12. Esses capítulos da Obra de Machado de Assis mostram capitu com muita sensualidade,além do amor!
    Bentinho se rendendo a capitu e começou a ver-la como o seu grande amor ao envez de uma amiga de infância.
    Parabéns pela postagem! lindissimos os capítulos.
    Daniel Mockdece 2° ano "A"

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  13. Esses dois capitulos mostram a ingenuidade das pessoas na epoca cuja o livro foi escrito, e tambem destaca a sensualidade de Captu, com seus misterios que seduziram Bentinho.

    Lucas Nora 2ºB

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  14. Nos capítulos notamos a personalidade forte de Capitu, além da sua capacidade de dissimular e seduzir Bentinho com "olhos de ressaca" e "olhos de cigana oblíqua e dissumulada". Bentinho não resiste aos encantos de sua amiga, por quem se apaixona e tem muito ciúmes, a ponto de desconfiar que ela o traía.
    Ana Carolina Duarte - 2ºA

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  15. Machado nesse trecho, assim como em toda a obra, evidencia aspectos realistas. No caso dessa passagem do livro, a sensualidade de Capitu é um traço forte, fazendo oposição à ingenuidade das personagens romanticas. Com ''olhos de ressaca'' e de ''cigana oblíqua e dissimulada'', Capitu seduz Bentinho. Este que por sua vez, acredita que com os mesmos olhos sedutores Capitu tenha seduzido seu amigo, salientando mais um traço realista: o adultério feminino.

    Nelson - 2ºano A

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  16. Esses capítulos retratam a peça fundamental para ocorrer o romance entre Bentinho e Capitu e todo o desenrolar da história que são seus "olhos de cigana oblíqua e dissimulada", misteriosos, encantadores e principalmente sedutores, "olhos de ressaca" que fazem com que Bentinho se prenda a Capitu sem conseguir voltar atrás. A partir desse momento, ele está completamente apaixonado e após o beijo, perde sua amiga mas ganha um grande amor.
    Lívia Coutinho 2ºA

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  18. Nesses capitulos que o amor de Bentinho e Capitu desabrocha de vez. Bentinho se apaixona por ela e consegue perceber que sempre esteve apaixonado por Capitu. Com seus olhos de ressaca Capitu puxa Bentinho pra dentro de si, pra dentro de seu coração.

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  19. Nesses capitulos podemos perceber o principal elemento que Capitu usou para atrair Bentinho: seus olhos. E podemos perceber tambem que Capitu sabia da atração de seus olhos, porque por mais que Bentinho tentasse fugir deles, ela os deixava de frente pra Bentinho, pra que o trouxesse para ela.

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  20. São nesses capítulos que 'os olhos de ressaca' são postos a prova, bentinho percebe finalmente que sempre esteve apaixonado por capitu, que com esses olhos sedutores, misteriosos, atraem bentinho de tal maneira, assim como aquele que está no mar em dia de ressaca
    Luiz Otávio Garcia e Souza 31 2º A

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  21. Os dois capítulos demonstram características de Capitu, descrevem como ela é, com palavras diferentes dos termos utilizados por nós nos dias atuais, o uso de figura de linguagem é bastante presente no livro Dom Casmurro de Machado de Assis. Os "olhos de ressaca" assim como outras características citadas, mas esta como principal e tendo grande importância no decorrer do texto, fazem com que Bentinho se apaixone por ela. Ele tenta não se deixar envolver, mas o olhar penetrante como a força das ondas do mar, não o deixam sair dali nem se quer desviar seu olhar de Capitu, deixando-o assim, vidrado, hipinotizado e completamente apaixonado por ela.

    Thaís Ferreira de Souza - 2ºA.

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