sábado, 7 de agosto de 2010

O mundo perdido de Clara

A partir de hoje, vou postar no blog os melhores trabalhos e textos dos meus amados alunos. Escolherei a cada mês alguns textos, comentários ou trechos de trabalhos realizados pelas turmas para, assim, dividir com todos os leitores dessa página a minha alegria em ter alunos tão talentosos. O primeiro desses textos é resultado de uma proposta de redação das turmas de 9º Ano. Pedi aos alunos que elaborassem um texto narrativo-descritivo em prosa a partir do poema "Lembrança de um mundo antigo", de Carlos Drummond de Andrade. Os alunos deveriam trazer a situação vivida pela personagem do poema para os dias de hoje. A Emmanuelle, aluna do 9º Ano A, redigiu então o texto abaixo em que a personagem Clara vive uma de nossas maiores angústias: a violência.

O mundo perdido de Clara
Magrinha, roupas simples, longos cabelos soltos. Seu nome? Clara. Passeando por uma praça vazia do Rio de Janeiro, lá ia a jovem com suas três filhas pequenas: Laís, Júlia e Paula. Em um banco, uma velhinha alimentava os pombos e, em outro, um andarilho dormia pesado. Aparentemente nada estranho à praça, como sempre com suas flores amarelas e suas pequenas árvores.
Enquanto as menininhas inocentes brincavam no parquinho, Clara assistia à brincadeira e preocupava-se com a vida. Tinha medo de sair e não voltar viva para casa, tinha medo de mandar as filhas à padaria e perdê-las em um sequestro, enfim, Clara tinha medo da vida.
E, assim, foi viajando em seus pensamentos e pensando em um mundo melhor, um mundo que queria oferecer para suas filhas. De repente, um grito da filha mais velha fez Clara despertar de seus pensamentos. A menina apontava para um homem armado que vinha em sua direção. Saltando do banco em que estava sentada, Clara, trêmula, aproximou-se das crianças na intenção de protegê-las. O homem, com a arma apontada, pedia dinheiro. Desprevenida, a moça disse que não tinha e o bandido ameaçou-a.
Ela chorava, porque realmente não tinha dinheiro. E, assim, com sangue frio, o homem disparou a arma. As filhas gritavam e choravam, mas em vão. Clara morreu na hora e, junto com ela, morreu seu desejo de um mundo melhor. 

Um comentário:

  1. ''Mulher é morta em assalto no RJ''
    Uma manchete que não deveria ser tão simples assim passa nos noticiários de jornais e TV todos os dias por nós e sequer damos conta que por trás disso existem pessoas que sofrem pela falta de alguém, pessoas que sabem que perderam alguém pro fantasma da violência que nos circula e que vem se aproximando cada vez mais. E que esse texto tão riquíssimo em detalhes e infelizmente tão verídico impeça-nos de fazer vista grossa com algo tão único e rico, que é a vida. Até porque os próximos sonhos interrompidos podem ser os seus ou das pessoas que ama.

    Hugo Fernandes - 2ºano E.M.

    ResponderExcluir