quinta-feira, 8 de abril de 2010

Se eu fechar os olhos agora 2

Tem romances que de certa forma se tornam maiores que seus autores. A tal ponto que esquecemos quem o escreveu ou nem nos interessamos em saber. Claro que esse não é o caso dos professores de Literatura, como eu. Nós olhamos o autor antes mesmo da obra. Talvez porque saibamos conscientemente que sem autor não há obra ou porque simplesmente faz parte do nosso ofício dar ao autor o lugar que lhe é devido. Mas os leitores comuns - aqueles que pegam um livro para ler porque foram com a cara dele, porque a história parece interessante ou porque alguém disse que era bom -, muitas vezes se lembram direitinho do que trata o livro, mesmo depois de anos da leitura terminada, já do autor... Bom, esse caiu no esquecimento ou no desconhecimento. Acreditem, isso já aconteceu comigo. Foi há muito tempo, claro. Antes de entrar para a faculdade de Letras. No caso de Se eu fechar os olhos agora, o romance que li com minhas turmas do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Ruy Barbosa, já era notória desde o início a autoria do livro. É que o autor é famoso por sua atuação em outra área, não tão distante da literatura: o jornalismo. Se eu fechar os olhos agora é o primeiro romance do jornalista Edney Silvestre. Correspondente da Globo em Nova Iorque por muitos anos, seu rosto e sua voz tornaram-se conhecidos por milhões de brasileiros. Mas a verdade é que mesmo conhecendo e reconhecendo esse autor, o livro acaba por superar e se destacar mais do que ele. A escrita ágil e plástica de Edney, de linguagem esmerada que mistura o coloquial das falas de seus personagens ao culto sem rebuscamentos do narrador, dá tanto prazer ao leitor que acaba por enaltecer o autor, ao mesmo tempo que o ofusca. Além disso, a história tem elementos suficientes para se tornar parte da lista de livros preferidos ou sempre lembrados por aqueles que a leram. A verdade é que uma história bem escrita, que proporcione uma convivência tal com os personagens a ponto de termos a impressão de que os conhecemos realmente, que dá a esses personagens quase que uma existência física, nunca é esquecida. É o que acontece com o livro de Edney Silvestre. Felizmente, para nós (eu e meus alunos), o autor tem mais um ponto a favor de seu reconhecimento. Ele virá bater um papo, assim cara a cara, com os meninos numa visita que fará ao colégio. Acredito que vai ser uma espécie de materialização do autor. Esse ser tantas vezes esquecido, relegado a segundo plano, pela excelência de sua criatura, o livro, vai, no nosso caso, estar em carne e osso dia 26 de abril conversando conosco, os seus leitores. Não preciso nem dizer que a professora aqui espera ansiosamente por esse dia.

7 comentários:

  1. Querida Profª Samira!
    Como Diretor Pedagógico do CRB, quero parabenizá-la pela escolha do Livro "Se eu fechar os olhos agora" de Edney Silvestre e pela iniciativa de criar este Blog, onde todos poderão interagir sobre obras literárias e demais expressões artísticas. Devo dizer também que compartilho contigo da ansiedade pela visita do autor que muito nos honrará e que será, com certeza, um grande incentivo para nossos alunos, pois ele tem uma linda história de vida.

    ResponderExcluir
  2. Querida Samira,

    Há anos acompanho o seu trabalho, o seu encanto, o seu entusiasmo pelas aulas de literatura, pelas suas turmas do CRB.
    Saiba que a admiro muito por isso!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro em questão: "Se eu fechar os olhos agora".
    Tenho a certeza de que o encontro com o Edney Silvestre será um marco: um marco pela sua ousadia em escolher um livro singular e polêmico, um exemplo para os demais professores acreditarem nas suas escolhas, na sua práxis, um alento para o autor citado, por saber a diferença que este encontro fará na vida dos seus alunos e, enfim, um marco na historiografia desta Unidade Escolar e no seu histórico profissional.
    Quantos professores, precipuamente, no interior, são agraciados com um momento desses?
    Quantos professores têm coragem em mudar, em ousar, em se tratando na escolha de livros(?), quantos professores não perdem grandes oportunidades ou reiteram a mesmice e a monotonia porque efetivam "O quase" cotidianamente: "Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono".
    Você soube fazer a diferença!!!
    Estou na torcida, desde que soube desta maravilhosa notícia!!
    Tudo isso é resultado de anos de dedicação, de crença e nada mais justo que começares a colher estes frutos!!!!!!!
    Parabéns ao CRB! Parabéns para você! Parabéns por "desconfiar no destino e acreditar em você".

    Saudações literárias!


    Gabrielle Fontainha

    ResponderExcluir
  3. Samira!
    Parabéns pelo posts e pelo blog. Estão ótimos! Além de parabenizar o autor do livro, devemos também parabenizá-la, que com essa iniciativa, mostrou ser mais que uma professora, estendendo suas ótimas aulas também pela internet. E que jeito melhor de atingir aos jovens? Posso dar uma dica de aluna? Coloque por aqui também trechos de livros do Realismo, como os de Eça, Machado e Aluízo.. Todos nós amamos!!
    Aposto que não só eu, mas como todos, estão ansiosíssimos pela visita do Edney Silvestre. Eu já tenho minhas perguntas! hahaha
    Um beijo :)

    Mariana Leite - 2º ano A

    ResponderExcluir
  4. Samira,
    queria passar aqui para dizer que o romance de Edney silvestre foi uma excelente escolha!Estamos agora prestes a receber sua ilustre visita no colégio Ruy barbosa, e fazê-lo perguntas acerca do assunto.
    Espero que possamos aproveitar ao máximo a presença de Edney na nossa cidade
    abraços,
    Gabriel Innocencio, 2ªA

    ResponderExcluir
  5. Estou muito ansiosa pelo visita de Edney Silvestre! Além das perguntas sobre o livro, tenho várias outras sobre o trabalho dele. Penso em cursar Jornalismo e essa visita está me motivando.
    Enfim, aposto que será um sucesso! *-*
    Beijos.

    Isadora Ferreira - 2ºA

    ResponderExcluir
  6. As turmas do 2º ano de 2010 terão o imenso prazer de receber Edney Silvestre. As perguntas já estão na ponta da língua. Será uma ótima experiência! :D
    Beijos!

    Isabela Ferreira - 2ºA

    ResponderExcluir