terça-feira, 27 de abril de 2010

PASES



A prova de Literatura do Pases, Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior da Universidade Federal de Viçosa, exige do candidato o conhecimento de noções básicas de teoria literária, como gêneros literários, elementos da narrativa, elementos da poesia, figuras de linguagem. Além dos traços característicos e principais autores e obras das escolas literárias, desde o Humanismo e Classicismo até o Arcadismo (para o PASES I) e até o Simbolismo (para o PASES II). O candidato deve ainda ler três obras literárias.
Para o PASES I, é preciso a leitura de "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga; "Boca de chafariz", de Rui Mourão; e "O Alienista", de Machado de Assis. Para o PASES II, o candidato deve ler "Iaiá Garcia", de Machado de Assis; "Navio negreiro e outros poemas", de Castro Alves; e "Vestido de noiva", de Nelson Rodrigues.
Para quem pretende pleitear uma vaga em qualquer curso da UFV, necessariamente vai ter de enfrentar a prova de Língua Portuguesa e Literatura que sempre tem muito peso. Então, é importante ler as obras, já que resumo nenhum substitui - embora às vezes, se for bom, ajude a compreender - a leitura do livro. Em outras postagens, falarei um pouco sobre cada uma das obras literárias pedidas. Quanto ao estudo da literatura exigido para a prova, é prestar atenção às aulas e estudar bastante.

Um comentário:

  1. Samira, estava fazendo a prova da UFF do ano passado e achei um texto da Clarice Lispector, referente ao Romantismo.

    "Tudo o que aqui escrevo é forjado no meu silêncio e na penumbra. Vejo pouco, ouço quase nada. Mergulho enfim em mim até o nascedouro do espírito que me habita. Minha nascente é obscura. Estou escrevendo porque não sei o que fazer de mim. Quer dizer: não sei o que fazer com meu espírito. O corpo informa muito. Mas eu desconheço as leis do espírito: ele vagueia. Meu pensamento, com a enunciação das palavras mentalmente brotando, sem depois eu falar ou escrever - esse meu pensamento de palavras é precedido por uma instantânea visão sem palavras, do pensamento - palavra que se seguirá, quase imediatamente - diferença espacial de menos de um milímetro. Antes de pensar, pois, eu já pensei."

    Mariana Leite - 2º ano A

    ResponderExcluir